Colaboradores

Fernando Bourguy. Advogado, pós-graduado em Direito para a Carreira da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Mônica Gusmão. Advogada, especialista em Direito Empresarial, professora de Direito do Trabalho, Civil e Empresarial de diversas instituições, membro do Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), e membro da Comissão de Juristas de Língua Portuguesa.


Bruna Magalhães. Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Amanda Moreira. Advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  e membro do Comitê de Jovens Arbitralistas do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CJA/CBMA).


Lucas Boechat. Advogado, pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes  (UCAM).


Amanda Lima. Co-Founder da Legal Hackers Natal, advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduanda em Direito das Comunicações Digitais, colunista do Startupi, e membro do Comitê Blockchain da Associação Brasileira de LawTechs e LegalTechs (AB2L).


Isabela Ferrari. Juíza Federal, mestre e doutoranda em Direito Público (UERJ), Visiting Researcher (Harvard Law School 2016/2017), membro do Comitê de Direito Administrativo e Ambiental da Escola da Magistratura Federal da 2a Região (EMARF), e professora de Direito Administrativo do Curso Ênfase.


Kizzy Mota. Pós-graduada em Direito Imobiliário pela PUC-Rio, certificada pelo Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação pela Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Rio de Janeiro, e graduada em Direito pela IBMEC/RJ.


Rodrigo Marques. Advogado, CEO da legaltech LawBrain, mestrando em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes, pós-graduado em Direito Empresarial pela PUC-Rio, MBA em Direito Tributário pela FGV Direito Rio, e membro dos Comitês de Blockchain e Implementação da Associação Brasileira de LawTechs e LegalTechs (AB2L).


Leticia Spada. Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Roberto Rodrigues. Advogado, LLM em Law, Science & Technology pela Stanford University, ex-editor líder da Stanford Technology Law Review, e atualmente trabalha no escritório norte-americano Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan LLP.


Maria Mergener. Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), membro da Equipe de Arbitragem e Direito Internacional da UNIRIO (UNIEADI), e membro do Comitê de Jovens Arbitralistas (CJA/CBMA).


Jonathan Nelson. Advogado, e gerente de Inovação, Novos Negócios e Inteligência de Mercado na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).


Giovani Ravagnani. Advogado, graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrando em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (USP), membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO) e da Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L), e professor da Rede LFG de Ensino.


Ricardo Mafra. Advogado, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UCLA School of Law.


Nathalia Rabello. Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Tatiana Maselli. Advogada, pós-graduada em Direito Corporativo pelo IBMEC, graduada em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


João Aranha. Graduando em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Luis Assunção. Engenheiro eletrônico, MBA Executivo em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Ciência de Dados aplicado ao Direito pelo Instituto de Direito Público de SP (IDP-SP). Atualmente, trabalha como arquiteto de soluções especializado em analytics e big data, com especial interesse em natural language processing (NLP) e soluções de machine learning aplicados ao Direito e jurimetria.


Luã Maia de Mello. Advogado, pós-graduando em Direito para a carreira do Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ), e graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Celina Salomão. Empreendedora, advogada, consultora e mentora, profissional com sólida experiência na área jurídica, com atuação em empresas nacionais e instituições de ensino de ponta.


Viviane Maldonado. Juíza de Direito em São Paulo, Especialista em Direito Civil (EPM) e em Relações Internacionais (FGV-MBA) e Mestre em Direito Comparado pela Universidade de Samford (USA), cujo tema de tese é “The Right to Be Forgotten”. Autora do livro “Direito ao Esquecimento”, lançado em 2017, pela Editora Novo Século. É professora de Direito Digital nos cursos de pós-graduação do Insper e em outras instituições de ensino do País. Organiza e coordena eventos na área de Direito Digital. Idealizou e concretizou o primeiro evento e o primeiro curso sobre o GDPR no Brasil. Integrante do Núcleo de Direito Digital da Escola Paulista da Magistratura, é autora de diversos artigos publicados em revistas acadêmicas no Brasil e no Exterior.


Bruno Feigelson. Advogado, doutorando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela UERJ, graduado em Direito pela UFRJ, e presidente da Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L).


Mariana Cerizze. Advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), LLM pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), , e membro das Comissões de Direito da Concorrência, Direito Empresarial e de Direito das Startups da OAB/MG.


Erik Nybø. Empreendedor, advogado, graduado em Direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), autor e coordenador do livro “Direito das Startups” (Juruá), autor no livro “Regulação e Novas Tecnologias” (Forum) e co-coordenador do curso “Direito em Startups” no INSPER, e pesquisador do GVCEPE – FGV.


Isabela Faleiro. Advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), LLM pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e membro da Comissão de Direito para Startups da OAB/MG.


Mariana Faria. Advogada, especialista em Direito e Processo do Trabalho e Direito Civil, do Consumo e Processo pela Universidade Positivo, conciliadora no Juizado Especial Federal do Paraná, em Curitiba. Também é jornalista e já passou pelas redações da TV Liberal e RPC TV, ambas afiliadas da Rede Globo.


Jules Michelet. Advogado, Consultor Legislativo em matéria de tributação da Câmara dos Deputados, ex-procurador da Fazenda Nacional, mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UNB), pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).


Rodrigo Borges. Advogado, presidente da Comissão de Empreendedorismo e Startups da OAB Pinheiros, e LLM em Direito Societário pelo INSPER.


Paulo Pagliusi. Diretor em Cyber Risk Services, líder do GT de Segurança da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), Vice-Presidente da Cloud Security Aliance (CSA) – Brazil Chapter e Diretor do ISACA Rio Chapter,  Ph.D. in Information Security, pela Royal Holloway, University of London, com Mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP e extensão em Análise de Sistemas pela PUC-Rio, autor de livro, articulista ativo e conferencista atuante, instrutor de Pós-Graduação em Segurança da Informação do IBMEC, membro externo de mais de uma dezena de bancas examinadoras de Doutorado e Mestrado, capitão-de-mar-e-guerra da reserva da Marinha, um dos mentores do Cyber Manifesto, que tem o objetivo de estimular o apoio e a criação de uma visão compartilhada para proteger o Brasil de ataques cibernéticos. É referência para o governo brasileiro como especialista no caso Snowden, durante as audiências públicas da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal criada para investigar a espionagem norte-americana.


Eliézer Pereira. Analista de Segurança da Informação, graduado em Tecnologia de Redes de Computadores pela Universidade Nove de Julho, MBA em Gestão em Segurança da Informação pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA).


Bruno Mendonça. Analista de redes sênior, graduando em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá.


Gabriel Huguenin. Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


André Buffara. Advogado, pós-graduando em Direito Empresarial, com concentração em Direito Societário e Mercado de Capitais, pela FGV Direito Rio, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).


Pedro Cavalcanti Rocha. Advogado, mestrando em direito processual pela UERJ, pós-graduado em direito processual civil pela PUC-Rio, mesma instituição onde se graduou em Direito e Jornalismo, professor no curso de extensão em arbitragem da Escola Superior da Advocacia da OAB/RJ (ESA) e dos cursos de introdução ao direito arbitral do Comitê de Jovens Arbitralistas do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CJA/CBMA), do qual é vice-presidente geral, coordenador do Grupo de Estudos Processuais da PUC-Rio (GEP), e Direitor Adjunto de Seguros no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).


Marcelo Cárgano. Jornalista, advogado, mestre em Sociologia pela Universidade de Osaka, escreve frequentemente sobre diretos digitais e liberdade de imprensa e de expressão online, e é autor, entre outros textos, de “Este é o texto mais importante que você lerá hoje sobre o fake news: Definição, Causas e Regulação”.


Sofia Marshallowitz. Graduanda em Engenharia de Informação pela Universidade Federal do ABC e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi bolsista na Escola de Governança da Internet do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, e é voltada para a área de InfoSec, Ciência de Dados, Jurimetria e Inclusão Digital.


Rafaela Dias. Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).


Andressa Garcia. Advogada, especializada em Direito Digital e Compliance, e entusiasta da área de Proteção de Dados e Privacidade.


Fabíola Garcia. Engenheira de redes formada em Engenharia da Computação pela Faculdade Metrocamp Ibmec.


Renata Baião. Juíza de Direito em São Paulo, especialista em Direito Tributário e Direito Processual Civil, ex-professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e no Centro Universitário Leonardo da Vinci, tendo lecionado, neste último, a disciplina de Aspectos Legais da Informática, para o curso de Sistemas da Informação.


Frederico Becker. Graduando em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e membro do Comitê de Jovens Arbitralistas (CJA/CBMA).


Claus Aragão. Advogado, graduado e pós-graduado pela Universidade de Brasília, e Head of Legal da Youse/Caixa Seguradora.


Emília Campos. Advogada, cursando o MSc em Digital Currency and Blockchain Technology na University of Nicosia.


Alan Oliveira. Advogado e Pós-graduando em Direito Empresarial na Escola Paulista da Magistratura.


Gustavo Sudbrack. Advogado e Consultor de Direito e Inovação, graduado em Direito pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduado em Direito Empresarial pela mesma Universidade e pós-graduando em Direito Digital.


Maria Eugenia Cirillo. Graduanda em Direito pela PUC-Rio, atuando com foco em Societário e Mercado de Capitais.


Kadu Mourão. Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Community Manager na Jusbrasil e Fellow do [email protected] Programme 2017 da Internet Society.


Christiano Xavier. CEO da Future Law, Membro do Conselho da Netlex, foi Head of Legal do Grupo Localiza por dez anos, Mestrado Profissional em Direito dos Negócios pela FGV/SP, MBA Finanças, Controladoria e Auditoria pela FGV/BH, especialista em Direito Tributário pelo IBET/SP


Raphael Lobato. Advogado especializado em direito da informática, direito regulatório de telecomunicações e direito digital, pós-graduação latu sensu em Propriedade Industrial pela UERJ, MBA em Gestão pela Fundação Dom  Cabral, graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Suzan Heine. Advogada e consultora, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pós-graduada em Direito do Trabalho pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP e FEMARGS, pós-graduanda em Direito Intelectual pela Universidade de Lisboa e voluntária na Women Win Win de Portugal.


Gabrielle Pelegrini. Advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e membro do Comitê de Jovens Arbitralistas do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CJA/CBMA).


Roberto Rommel. Advogado, pós-graduando em Direito Societário e Mercado de Capitais pela FGV Direito Rio, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e membro do Comitê de Jovens Arbitralistas do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CJA/CBMA).


João Ferreira Pinto. Advogado em Portugal, especializado em proteção de dados, cibersegurança e direito digital. Mestre em “Segurança da Informação e Direito do Ciberespaço” pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL) com  a tese “Direito ao Esquecimento Digital 2.0: motores de busca da internet após o Acórdão Google Spain (C-131/12)” (2015), Docente Convidado do Ensino Superior, em diversas Pós-Graduações, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Universidade Europeia (UE) e Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Formador da Ordem dos Advogados (Portugal), orador frequente em cursos e conferências e palestras sobre proteção de dados e cibersegurança. Membro e Co-Chair do Lisbon Chapter da KNet da IAPP (International Association of Privacy Professionals). Premiado em obra coletiva pela Agencia Española de Proteción de Datos (AEPD) e pela Agencia Vasca de Proteción de Datos (AVPD). Prémio “PME Digital” pela ACEPI – Associação da Economia Digital (Portugal).


Eduardo Britto. Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Alex Souza. Graduando em Direito pela UNIRIO, membro do CJA/CBMA.


Paula Formoso. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mestre em Direito Penal pela PUC-SP, membro do núcleo de estudo de direito digital da Escola Paulista da Magistratura.


Erik Navarro. Juiz Federal, Mestre (PUC-SP) e Doutor (UERJ/Harvard Law School) em Direito Processual Civil, Visiting Scholar na Columbia Law School, Diretor Fundador da The Future Society Brazil, e Professor coordenador do Curso Ênfase.


Tiziano Cancelli. Filósofo e escritor, pós-graduando em Big Data, Inovações, Regras e Pessoas pela Libera Università Maria SS. Assunta (LUMSA), graduado em filosofia pela Università degli Studi di Roma La Sapienza.


Maria Gabriela Grings. Advogada, Doutoranda na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Mestre pela mesma instituição, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), Parecerista da Revista Brasileira de Direito Processual (RBDPro), Integrante do Grupo de Estudos Ética, Tecnologia e Economia Digitais (USP).


Helder Galvão. Advogado, Professor da FGV Rio e Doutorando e Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ. Fundou o Nós 8, Coletivo de Advogados premiado pelo Forum Econômico Mundial.


Pedro Klautau. Graduando em Direito na PUC-Rio e membro do Nós 8.


Bianca Nassif. Engenheira de produção formada pela UFRJ, atualmente Trainee de Inteligência de Mercado na Raízen.


Isaac Vilinga Sapalalo. Analista da banca corporativa e de investimento pelo Standard Bank Angola. Mestre em Gestão Financeira pela Heriot-Watt University. Começou a sua experiência profissional na área de oil and gas (1 ano) antes de entrar para a banca onde se encontra. Paixão pela leitura e recentemente tentando entrar pouco a pouco no mundo da tecnologia e inovação, sobretudo aquelas que capazes de responder às necessidades do continente Africano.


Cristian Godinho. Advogado, especialista em Direito Processual Civil e Gestão Jurídica pelo IBMEC-RJ e Graduado em Direito pela Faculdade São José.


Felipe Alvarez. Advogado, mestrando em Direito Civil pela Universidade de São Paulo.


Viviane  Dallasta. Defensora Pública Federal, mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mestra em Criminologia e Execução Penal pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona-ES/2013-2014), pós-graduada em Direito Internacional Público, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, membro do Grupo de Estudos de Ética, Tecnologia e Economias Digitais da USP (GEETEN) e do Grupo de Estudo dos BRICS da USP (GEBRICS), membro do Conselho Editorial da Revista da Defensoria Pública da União no biênio 2017/2018.


Guilherme Arruda. Advogado da União, pós-graduando em Direito Digital e Compliance pela Faculdade Damásio, especialista em Direito Público pela UNB, graduado em Direito pela PUC-Rio, foi Procurador Chefe da Procuradoria da União em Niterói de 2007 a 2012, e Procurador Chefe Substituto da Procuradoria Seccional da União em Niterói de 2005 a 2007, e 2012 a 2017.


Filipi Froufe. Sócio da Step Consultoria, empresa de consultoria financeira especializada em Startups, com foco em estruturação de novos negócios, e análise e captação de investimentos (funding), MBA em Gestão Financeira pela FGV, e formação em Ciências Contábeis pela UFRJ.


Thaís Guedes. Advogada e empreendedora, participa ativamente do ecossistema brasileiro de startups atuando como investidora e mentora de diversos projetos e eventos de tecnologia e empreendedorismo, sócia fundadora da InHands, empresa especializada na prestação de assessoria jurídica, contábil e financeira para novos negócios.


Rafael Barioni. Advogados, e membro do Comitê de Direito Digital da OAB/SP.


Victor Hugo de Campos. Advogado, gradudado em Direito pela UFRJ, especialista em Direito Societário.


Rômulo Aguiar. Pessoa disruptiva, inovadora e sempre pensando fora da caixa, saiu da vida militar e tornou-se Mentor de Inovação, Gerente de Projetos, Product Owner e Agente de Transformação Digital, atuando com praticas ágeis, utilizando técnicas de Kanban, User Experience, Design Thinking, Action Learning, Inovação, PLM, MVP, gestão de mudanças organizacionais e management 3.0.


Juan Meleiro. Graduando no Instituto de Matemática e Estatística da USP, lecionou como voluntário no Cursinho FGV, e atualmente trabalha como pesquisador na Mosaico University, focando em Blockchain e outras tecnologias distribuídas.


Victoria Noel. Graduanda em Direito pela PUC-Rio, e participante do Programa de Inovação Tecnológica da PUC-Rio.


Conrado Steinbruck. Advogado, graduado em Direito pela PUC-Rio, pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-Rio, e membro da Comissão de Internet da International Trademark Association (INTA).


Tiago dos Santos. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2015, atua na área de marketing do Juris Correspondente, uma das maiores e mais importantes legaltechs do Brasil.


Mirella Amaral. Curiosa sobre novas tecnologias e suas aplicações no cotidiano humano, uma pessoa tentando acompanhar o turbilhão de dados que a Internet nos fornece, trabalha hoje na upLexis, uma empresa de Big Data.


Flávio Gouvêa Neto. Advogado e mediador privado e público de conflitos, especialista em gestão e resolução de conflitos nas áreas cível, empresarial e de família, graduado em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos na Universidad Carlos III de Madrid. Advogado no escritório Freitas Gouvea Advocacia, formado em Direito Digital na FGV, e membro da Comissão de Mediação da OAB/SP (2016/2018).


Isabelle Rito. Graduanda em Direito pela Universidade Feral Fluminense (UFF), e membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Estado, Finanças e Tributação.


Vitor Magnani. Gestor de Políticas Públicas (USP), advogado e especialista em Gestão Governamental. Presidente da ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline), coordenador do Comitê de Economia Digital e Colaborativa da Câmara de Comércio Brasil-Ásia (CBA), fundador do Instituto Startups.


Mariana Louback. Pós-graduada pela EMERJ, graduada pela Faculdade de Direito da UERJ.


Guilherme Cabral. Graduando em Direito pela UFF, e membro da AB2L.


Gustavo Rocha. Advogado, pós-graduado em Direito Empresarial, membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS, membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB/RS, e sócio da GustavoRochacom, empresa de consultoria que atua no Brasil e Portugal.


Gabriella Salles. Graduanda em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e membro da rede Alumni ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade).


Dirceu Santa Rosa. Advogado e mestre em Direito pela The George Washington University.


Marcelo Crespo. Doutor e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP), com mais de 15 anos de experiência em Crimes Digitais e Compliance, profissional certificado em Compliance Internacional (CCEP-I) pela Society of Corporate Compliance and Ethics, possui pós-graduação em Segurança da Informação e também em Direito Penal pela Universidade de Salamanca, professor titular da Faculdade de Direito de Sorocaba, coordenador da pós-graduação em Direito Digital e Compliance do Damásio Educacional, e membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), integrando as comissões de Compliance e Criminal Compliance do Instituto. É colunista do Portal Migalhas na coluna “Direito Digital” e no Portal Canal Ciências Criminais, comentarista do Observatório do Marco Civil da Internet (OMCI), e autor do livro “Crimes Digitais”, publicado pela Editora Saraiva.


Júlio Melo. Graduando em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com um semestre acadêmico realizado na Universidade de Viena (Áustria).


Clarissa Luz. Advogada especializada em Direito da Tecnologia e Propriedade Intelectual pela University of California, Berkeley e em Direito Internacional Privado pela Universidade de Haia, Holanda, especializada em Propriedade Intelectual e Entretenimento pela FGV/SP, atuou como Legal Fellow no California Lawyers for the Arts, Vale do Silício’17, membro do [email protected], co-fundadora da Comissão de Startups da OAB/SP Pinheiros, fundadora do Elas_inTech, movimento colaborativo de inclusão da mulher na tecnologia, fundadora do Startup.Dooers, time especialista em desenvolvimento de novos negócios, jurada do BID no Demand Solutions, premiação internacional para startups LATAM (D.C.’16 e Miami’17), jurada do MIT Inclusive Innovation Challenge’18, e mentora de diversas associações.


Guilherme Freitas. Advogado e atualmente é Gestor Executivo Jurídico da MRV Engenharia e Participações S.A, e possui larga expertise na implementação de processos tecnológicos e de elaboração e gestão de contrato via certificação digital em grandes empresas. Em conjunto com a Assinanet.com desenvolveu o portal de assinaturas digital que atualmente é a plataforma utilizada pelo Cartório do 5º Ofício de Notas de Belo Horizonte/MG para a prática de atos notarias eletrônicos.


Marcos Xavier. Advogado e consultor jurídico do Cartório do 5º Ofício de Notas de Belo Horizonte/MG. Possui larga experiência teórica e prática em Direito Notarial, Registral e na operacionalização e na estruturação de negócios imobiliários, atuando como deal counsel em diversas operações imobiliárias / societárias e aconselhando as partes envolvida.


Leonardo Ugatti. Advogado com atuação nas áreas de direito societário, mercado de capitais e direito das startups.


Juliana Esteves. Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), membro do Grupo de Estudos Processuais da PUC-Rio (GEP) e pesquisadora no PIBIC Responsabilidade Contratual e Tutela da Confiança, sob a orientação dos professores Carlos Nelson Konder e Aline de Miranda Valverde Terra.


Leonardo Egawa. Advogado, pós-graduando em Direto Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), especialista no Novo Código de Processo Civil pela FADI/SP, diretor da Associação de Egressos da mesma faculdade. Recentemente realizou imersão no Vale do Silício com passagem pelo ecossistema inovador de Berkeley Law, Stanford Law, U.C San Francisco, PWC Bay Area, Golden Gate University of Law, Nasdaq, entre outras.


Rodrigo Colares. Advogado atuante nas áreas de investimentos e novas tecnologias. É mestre em Direito da Tecnologia da Informação pela University of Strathclyde (UK).


Vilmar Gonçalves.  Advogado, Mestre em Direito Público, Pós-Graduado em Direito do Consumidor, Professor de Direito Administrativo, Diretor de Arbitragem do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e membro da Comissão de Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Rio de Janeiro.


Marianna Marra. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Curso Prático de Arbitragem – CPA. Vice-presidente do Comitê de Jovens Arbitralistas (CJA-CBMA). Analista jurídico na Leste Litigation Finance.


Paula Celano. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Curso Prático de Arbitragem – CPA. Membro do Comitê de Jovens Arbitralistas (CJA-CBMA). Advogada de Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento.


Leonardo Cavalcanti. Advogado, especialista em Planejamento Tributário pela UFPE, com MBA em Finanças pelo IBMEC, hoje atua na área de Relações Institucionais do Atlas Quantum, empresa de serviços financeiros que utiliza tecnologia para gerar patrimônio através de criptomoedas.


Carolina Germano. Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).


Julia Dutra Magalhães. Advogada, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, consultora na área empresarial e especialista em negócios digitais.


Fabrício da Mota Alves. Advogado especializado em Direito Digital, assessor parlamentar, vice-presidente do Instituto Inova Digital, membro benemérito da ABPDados, alumnus do International Visitors Leadership Program em Regulação e Legislação na Era Digital, Coordenador Jurídico da Frente Parlamentar de Proteção de Dados Pessoais e Professor em Privacidade e Proteção de Dados (IDP, Insper, Opice Blum Academy e LEC – Legal, Ethics and Compliance).


Alexandre Magalhães. Advogado, atuou nos últimos 20 anos em grandes empresas, como Yahoo! Brasil, Par Perfeito, Neoris do Brasil, Caraíba, Coca-Cola Brasil, entre outras. Ao participar do start up do Yahoo! no País entre 1999 e 2004, liderou investigações relativas a privacidade e defendeu a companhia em Tribunais Nacionais. Também sempre atuou na esfera trabalhista, promovendo mitigações de risco, em litigio nesta esfera e defesas perante órgãos fiscalizadores. Foi autor de Projeto de Lei, que veio a alterar a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, a fim de permitir a presença de prepostos sem vínculo de emprego, tornando-se a Lei 12.137/2009.


Ana Kiritschenko. Advogada, graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).


Ricardo Maravalhas. Advogado, consultor do CIEM/CITEC e Innova Space Coworking da Univem de Marília, consultor da Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti), presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Marília. É especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Direito Constitucional Econômico pela Universidade de Marília. Certificado em Direito Digital pela FGV e pelo INSPER, em Direito das Startups também pelo Insper e no General Data Protection Regulation (GDPR) pela Opice Blum Academy.


Rafael Dutra Campos. Advogado, pós-graduando em Direito Digital e Compliance pela Faculdade Damásio, Certificado em Privacy and Data Protection Foundation pelo EXIN.


Gabriela Barreto. Advogada, graduanda em Universidade de Fortaleza, graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Direito e Processo Constitucional (Faculdade Damásio de Jesus), Direito e Processo Tributário (Faculdade Damásio de Jesus), Direito Público (Faculdade Farias Brito), Graduanda em Compliance (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Ela também realizou Cursos de Mentoria Estratégica, Business Método 2.0, Inteligência Comercial 2.0, Liderança Dale Carnegie, Practitioner Neurolinguística, Oratória, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos, Método CIS, Coaching Life, Eneagrama, Mediação – Justiça Restaurativa – Constelação Familiar, Analista Comportamental, Inteligência Emocional com Marshall e Goleman. Trabalhou na Defensoria Pública do Ceará, Delegacia de Apoio ao Judiciário pela Secretaria de Justiça.


Adriana Bombassaro. Diretora de Produtos da Teclógica, graduada em Ciência da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e pós-graduada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em Gestão de Empresas. Trabalha na Teclógica, empresa localizada em Blumenau-SC, que há mais de 20 anos atua em gestão dos processos de TI (Tecnologia da Informação). Atuou em várias posições da empresa, como gerência de projetos, serviços de outsourcing, área de operações e atualmente Diretora de Produtos. Liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento do InContract, software para gestão de contratos, criado para facilitar o controle de documentos jurídicos nas empresas.


Andressa Soilo. Doutoranda e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), e cientista social graduada pela UFRGS, e pesquisadora em assuntos relacionados à Antropologia do Direito, Propriedade Intelectual e Tecnologias Digitais.


Pablo Jesus Camargo Correia. Graduando em Direito pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Pós Graduando em Direito Digital e Compliance com Capacitação para o Ensino no Magistério Superior pela Faculdade Damásio, Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista (UNIP), MBA – Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação pela Faculdade Impacta (Daryus).


Henry Lummertz. Advogado, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Maria Maximina Cartaxo (Nina Cartaxo). Advogada Corporativa com mais de dez anos de experiência nas áreas de Governança Corporativa e Compliance, tendo atuado em empresas multinacionais e escritórios de advocacia. É especialista em Compliance Anticorrupção, e participou da Comissão de Estudos Especiais e Tradução da ISO 37001 (Antibribery Management System da ABNT). Autora de vários artigos sobre Compliance em publicações especializadas, e certificada internacionalmente como profissional de Compliance CCEP-I.


Eduarda Chacon Rosas. Advogada de contencioso especialista em Tribunais Superiores. Atuação acadêmica nas áreas de internet e telecom. Vice-Presidente do Comitê de Resolução de Disputas da ITECHLAW Association. Menbro do IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Societário), ABDTIC (Associação Brasileira de Direito de Informática e Comunicação), AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) e ISOC (Internet Society).

Receba novidades por email